segunda-feira, 2 de maio de 2016

Os 4 princípios básicos do Design!

E aii boyzinhos! Tudo certo?


Vamos começar com nosso primeiro post de conteúdo! Uhuull.
E pra isso, nada melhor do que aprender sobre o básico, não é mesmo?


Hoje falaremos um pouquinho sobre “Os princípios básicos do Design”! Mas o que seriam esses princípios?
Bem, eles são divididos em: Proximidade, Alinhamento, Repetição e Contraste.


E agora, José, como faz? Pra que serve isso?


Não se aperrei não, que a gente vai chegar lá!


Esses quatro princípios básicos servem para ajudar a manter a harmonia dos elementos visuais, principalmente em trabalhos gráficos, como textos, cartazes, cartões, fazendo com que as palavras ou informações sigam uma linha de leitura e aspecto visual harmônico, onde os olhos do leitor, ou observador siga os caminhos que você traçou.


Armaria, entendi foi nada.


Vamos então falar de cada um separadamente.



PROXIMIDADE: quando vários itens estão próximos entre si, forma-se uma unidade visual única, reduzindo a desordem visual. Como isso funciona?
Vejam que várias bolinhas dispostas uma ao lado da outra dessa forma, juntas formam uma unidade de um quadrado.



ALINHAMENTO: para criar uma aparência visual limpa, os elementos não podem ser colocados aleatoriamente numa página, eles devem ter uma ligação visual com outros elementos. Esse princípio é muito importante na criação de um layout de uma página, por exemplo.
O alinhamento torna os elementos visuais suaves e limpos. Um bom alinhamento passa despercebido aos olhos de quem observa.



REPETIÇÃO: a repetição dos elementos ajuda a fortalecer a unidade, ela pode ser feita repetindo cores, texturas, formas, tamanho, etc.
 Repetir elementos gráficos ajudam a manter a consistência de um elemento visual ou layout. Muito utilizado por grandes marcas para manter sua pregnância no mercado.


CONTRASTE: o objetivo do contraste é evitar que elementos similares, como formas, contornos, cores, etc. se confundam numa página.

É importante deixar essa diferença evidente, para que os elementos não se confundam.



Boy, não entendi foi nada!

Calma, não se avexe não! Se quiser ler mais sobre o assunto e entender um pouco mais, indicamos a leitura desse livro: “Design para quem não é designer”, de Robin Williams. 
Por hoje é isso gente! Quarta feira falaremos um pouco mais sobre os princípios de proximidade e alinhamento e próxima quinta postaremos nosso primeiro vídeo com tutorial aplicando dois desses princípios e vamos mostrar possibilidades de aplicação dessas técnicas.

Esperamos que gostem!

Um xêro :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário